segunda-feira, 12 de dezembro de 2011

Meningite viral e bacteriana


O que é meningite ?
A meningite é uma doença das membranas que cobrem o cordão espinhal e o cérebro. Meningite é causada por infecção viral ou bacteriana. Saber se a meningite foi causada por vírus ou bactéria é importante porque a gravidade da doença e tratamento diferem. Meningite viral é geralmente menos grave e cura-se sem tratamento específico, enquanto a meningite bacteriana pode ser muito séria e resultar em danos ao cérebro, perda de audição ou dificuldade de aprendizado. Para a meningite bacteriana também é importante saber que tipo de bactéria a causou porque antibióticos podem prevenir alguns tipos de se espalharem e infectarem ouras pessoas.


Quais são os sintomas da meningite?

Febre alta, dor de cabeça e pescoço duro são sintomas comuns da meningite em pessoas acima dos 2 anos de idade. Esses sintomas podem se desenvolver em várias horas, ou pode levar 1 ou 2 dias. Outros sintomas podem incluir náusea, vômito, desconforto ao olhar para luz brilhante, confusão e perda de sono.
Em recém-nascidos e bebês, os sintomas clássicos de febre, dor de cabeça e pescoço duro podem estar ausentes, ou difíceis de serem detectados. O bebê pode apenas parecer lento ou inativo, ou estar irritável, ter vômitos, ou alimentando-se mal.


Como é o diagnóstico da meningite?

Diagnóstico e tratamento precoces são muito importantes. Se aparecerem os sintomas, a pessoa deve procurar um médico imediatamente. O diagnóstico é geralmente feito ao cultivar bactéria de uma amostra do fluido espinhal. 
Como é o tratamento da meningite?

A meningite bacteriana pode ser tratada com antibióticos eficientes. Porém, é importante que o tratamento comece cedo.
A meningite é contagiosa?

Sim, alguns tipos de meningite bacteriana são contagiosos. A bactéria espalha-se pela troca de secreções respiratórias e da garganta (tosse, beijo). Felizmente, nenhuma bactéria que causa meningite é tão contagiosa ao ponto de se espalhar apenas ao respirar o ar onde uma pessoa infectada estave.
Há vacina contra meningite?

Sim, há vacina contra vários tipos de meningite.

(Fonte: copacabanarunners.net)


Nenhum comentário:

Postar um comentário